Home Notícias Brasil RN Natal 500 policiais farão a segurança do clássico entre América e ABC

500 policiais farão a segurança do clássico entre América e ABC

Publicidade

500 policiais farão a segurança do clássico entre América e ABC
Foto: Assessoria PM/RN
0
Publicidade

A Polícia Militar divulgou no começo da tarde desta sexta-feira (29) o plano de operações para o clássico do futebol deste domingo (1) envolvendo as equipes do América e ABC, valendo pelo primeiro jogo da final do Campeonato Potiguar 2016, a ser realizado no Arena das Dunas, a partir das 16h, com a previsão de público em torno de 20 mil pessoas.

Para este evento, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) elaborou, mais uma vez, um planejamento prevendo ações ostensivas e preventivas integradas com outros órgãos públicos e privados tais como a STTU, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Serviço Móvel de Urgência (Samu), Polícia Civil e Consórcio Arena das Dunas.

“Cabe a corporação, em eventos desta natureza, regular as atividades a serem desenvolvidas antes, durante e depois das partidas, preservando a ordem pública no interior e na área de influência externa do evento esportivo”, disse o Chefe de Operações do COM, Tenente Coronel Manoel Kennedy.

Cerca de 500 policiais extras, das mais diversas unidades especializadas (Batalhão de Choque, Companhia Feminina, Regimento de Polícia Montada, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas, Policiamento Turístivo, Prevenção ao Uso de Drogas, entre outras), além dos batalhões de área (1º, 3º, 4º, 5º, 9º e 11º BPMs) estarão envolvidos diretamente na ação. O planejamento prevê a distribuição do efetivo ao entorno do estádio, mas também em vários locais onde haverão deslocamentos e concentração de torcedores em vias públicas e bares. Nestes locais, além do policiamento a pé e com cavalos, também estão previstos patrulhamentos táticos móveis com abordagens durante todo o dia.

Todos os casos envolvendo torcedores nas imediações do Estádio, durante a partida, serão conduzidos para o setor de triagem da PM e encaminhado à Delegacia de Apoio e Juizado Especial Criminal instalados no interior do Arena. Já os casos considerados crimes, envolvendo torcedores, após o horário do jogo e no trajeto ao Estádio, serão direcionados à Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal.

Como realizado em todos os grandes clássicos, as saídas das torcidas do Estádio ocorrerá de forma alternada, evitando encontro de grupos adversários. Esta sequência dependerá do resultado do jogo. O policiamento da área só será desativado após a saída total do público assistente.

“Orientamos o torcedor a se programar com antecedência de forma a chegar cedo ao estádio e estacionar seu veículo em local seguro e com tranquilidade, evitando assim congestionamentos e outros problemas. Quem estiver com crianças é muito importante identifica-las com o nome, endereço e telefone para evitar que se perca em meio a multidão. O clima de disputa deve ocorrer só durante a partida e em clima de paz!”, ressaltou o Tenente Coronel Manoel Kennedy.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!