Notícias

500 detentos farão Pronatec dentro dos presídios no Piauí

Cerca de 500 detentos piauienses poderão continuar os estudos dentro dos presídios. A iniciativa é um projeto educacional que vai priorizar a conclusão do ensino fundamental e do ensino médio dos detentos. A parceria acontece através de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O projeto será implantado por meio da mediação tecnológica, ou seja, debates e discussões de aprendizagem social envolvendo a investigação de um determinado tema usando a tecnologia. A elaboração conta com a participação da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e Secretaria da Justiça (Sejus).

No primeiro momento, os cursos estão sendo escolhidos de acordo com a demanda nos presídios, além do levantamento dos cursos os quais os detentos têm mais interesse. A penitenciária Major César será a primeira a receber os cursos.

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, destaca que, além da capacitação através do EJA e Pronatec, o público-alvo terá algo a mais. “Teremos outras parcerias com a Secretaria de Trabalho, pois agora capacitados, os detentos podem ser inseridos no mercado de trabalho. Além disso, eles ganharão preparatórios para o Enem”, explica.

O secretário destaca que já são realizadas iniciativas de apoio a educação. “Estamos realizando a oficina literária nas penitenciarias masculinas e femininas, a leitura livre. Os detentos participam e têm acesso à leitura”, lembra.

A previsão da oferta dos cursos é para o segundo semestre de 2015. Assim, a Seduc lembra que os detentos terão redução de pena proporcional à frequência nos cursos. A Sasc irá indicar uma unidade de internação de adolescentes infratores, na qual também serão disponibilizados os cursos que irão ajudar na ressocialização desses jovens.

Com informações do Meio Norte

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.