Notícias

5 formas de estimular o cérebro das crianças

A fase inicial do desenvolvimento da criança é uma das mais importantes da vida dela. É até os três anos que os pequenos têm mais possibilidades de fazer conexões novas. Por isso, devem ser estimulados constantemente com determinados “exercícios” para o cérebro. A plasticidade cerebral jamais será tão ampla quanto nessa fase, logo, é uma chance única de desenvolver aspectos como interação e criatividade.

Parece uma tarefa complexa, mas é muito mais simples do que a maioria dos pais e mães pode imaginar. São atividades cotidianas que proporcionam esse estímulo. É essencial ter uma postura ativa para auxiliar no desenvolvimento deles. Alguns sites, como a Leiturinha, por exemplo, dão dicas interessantes de como realizar esse processo.

1- Interação

Desde o nascimento, as crianças precisam ser estimuladas por meio da relação com a mãe, pai e pessoas no entorno. Certamente, o primeiro momento traz uma importância maior para a figura da mãe, mas, em pouco tempo, as demais pessoas se tornam tão importantes quanto ela.

Seja para aprender a falar, expressar-se e demonstrar afeto, as interações são a base principal para o desenvolvimento saudável, pois o bebê se espelha naqueles ao redor para compor a si mesmo. Conversar com a criança e fazer passeios no parque são ótimas ideias para promover essa interação.

2- Brincadeira

Desde a mais tenra idade, a brincadeira é uma fonte inigualável de estímulos para o desenvolvimento cerebral. Quando um bebê joga um objeto para longe de si, por exemplo, já está brincando. Essa atividade estimula o cérebro e ajuda a controlar as emoções, pois a criança aprende a encontrar soluções, usar a imaginação e lidar com pequenos problemas desde cedo. A capacidade imaginativa será uma fonte importante para o futuro.

3- Leitura

Nas crianças que desenvolveram a leitura desde cedo com acompanhamento dos pais,  observa-se atividade cerebral muito mais intensa. Mesmo que nos primeiros anos elas apenas observem as figuras de cada livro, já é um passo que serve de incentivo para os anos posteriores. Cria-se, aos poucos, um ambiente que influencia o gosto pela leitura. Por isso, os livros infantis têm papel fundamental no estímulo cerebral.

4- Lógica

Jogos simples podem garantir um estímulo adequado para o desenvolvimento da capacidade lógica da criança. Dominó e quebra-cabeça, por exemplo, são opções divertidas que as levam a raciocinarem e a optarem pelas melhores escolhas no jogo.

Além disso, esse tipo de interação também ajuda a regular a capacidade de lidar com o fracasso e a buscar estratégias mais eficientes em novas tentativas. A partir dos sete anos, os caça-palavras podem ser uma ótima fonte de aprendizado de novos vocábulos.

5- Criação

O desenvolvimento da capacidade criativa influenciará o comportamento da criança nos anos posteriores. Para dar mais ênfase à criação e à autonomia dela, brincadeiras que envolvem pintura, teatro e muita imaginação abrem um mundo de possibilidades.

Mas lembre-se: nada de regular demais o que a criança faz nesses momentos. Uma postura reguladora em excesso pode fazer com que ela desenvolva inibição ao se expressar, algo muito prejudicial em várias situações – aqueles com medo de falar em público certamente sabem disso.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.