Notícias

5 dicas indispensáveis para quem vai dividir apartamento

Dividir o apartamento com amigos é uma fase da vida que traz muitas experiências e aprendizados. As memórias dessa época com certeza permanecerão com muito carinho e farão com que você também amadureça e aprenda muitas coisas. Esse contato pode ser muito produtivo e produzir as melhores relações, sempre respeitando os limites dos seus companheiros de lar e entendendo as necessidades de cada um. Essa troca é muito benéfica e trará diversos aspectos positivos para a sua vida. Dividir o apartamento nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente com o estresse e a correria do dia a dia. Entretanto, algumas dicas simples podem ajudar muito nessa hora. Confira:

Compras

Sempre pense coletivamente na hora das compras. Em geral, cada grupo decide a melhor maneira de dividir essa tarefa. Em muitas casas, as compras são feitas individualmente, com itens escolhidos por cada pessoa e com gastos separados. Estabeleça sempre uma lista de compras básicas para todos os moradores da casa, incluída nas despesas. Ela deve incluir os gastos com produtos de limpeza, elementos de uso coletivo, itens de higiene e produtos básicos. Esse valor deve ser conversado e estipulado mensalmente, garantindo que todos tenham seu planejamento financeiro sem grandes surpresas.

Faxina

A melhor maneira de conseguir criar uma rotina harmônica nesse aspecto é criando regras. Elas não precisam ser rígidas, e nem exigir a cobrança constante das pessoas. Entretanto, regras simples e datas delimitadas para a limpeza facilitam a organização e evitam mal entendidos. Essa missão não é impossível e, com a cooperação de todos, é possível manter tudo em ordem sem exigir demais de cada um. No caso de rotinas distintas e moradores que não têm muito tempo, vale a pena conversar sobre a possibilidade de contratar serviços de limpeza profissional.

Privacidade

A privacidade das pessoas da casa também é um fator importante para a convivência. É necessário ter em mente que as rotinas são distintas e que exigem também flexibilidade e compreensão. Evite incomodar as outras pessoas e tenha em mente que o espaço deve ser dividido e desfrutado por todos, pensando coletivamente. Tenha cuidado com o barulho, especialmente nos horários de descanso das outras pessoas. As visitas devem ter frequência moderada, afinal, da mesma forma que você pode e deve aproveitar o espaço, todos têm os mesmos direitos.

Se você leva uma rotina muito diferente das outras pessoas que moram na casa, ou é uma pessoa mais reservada, pense em concentrar todas as suas necessidades no seu quarto, visando não atrapalhar o restante. Opte por uma suíte, por exemplo. Se o quarto for grande o suficiente, é possível até colocar elementos como um frigobar, que te dão praticidade e privacidade.

Festas

Ao pensar nas festas, sempre converse tudo em conjunto. Inicialmente é necessário se preocupar com as regras do condomínio, que muitas vezes não permite barulho depois de determinado horário. Além disso, essa decisão deve ser tomada com o apoio de todos, uma vez que todo o espaço será usado e todas as pessoas precisam concordar. Especialmente no caso da limpeza, já que as festas também demandam uma faxina no dia seguinte. É preciso se preocupar com esses detalhes antes mesmo de pensar em toda a estrutura da festa.

Boa vivência

Por fim, é importante sempre manter um diálogo aberto com todos os moradores. Uma conversa franca e honesta garante que todas as ideias estejam alinhadas e que não reste nenhuma questão em aberto. Isso cria laços mais saudáveis e respeitosos, que asseguram um tempo de convivência harmônica em que todos saem satisfeitos. Construa sempre a relação com base na sinceridade e na preocupação com o outro, sem levar as críticas para o lado pessoal ou guardar ressentimentos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.